Powered By Blogger

domingo, 10 de julho de 2011

ESCRITA AUTOMÁTICA - ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDO

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
OBJETIVO: Colocar o aluno em contato com a arte surrealista através de produções desenvolvidas por eles mesmos, para que possam entender a essência do movimento artístico.

ESCRITA AUTOMÁTICA
TÉCNICA: O professor inicia o texto com uma frase e os alunos cada um na sua vez vão completando o texto, com tempo determinado. O aluno só pode ler a última frase e não o texto todo, ao final têm-se uma produção SURREALISTA, que depois de analisada pelo professor é lida para toda a turma.

TEXTO 1:

Era sexta-feira, o dia amanheceu frio e sombrio. Várias pessoas saiam para tabalhar, encapuzadas e cheias de preguiça, com vontade de dormir um pouco mais, porém, memo assim foram pro trabalho.
Chegando lá, começaram a dançar como se estivessem numa festa, sentindo-se lúcidos e ao mesmo tempo loucos. Eles pareciam canibais no dia de ação de graças. Todo mundo estava compartilhando alegria, mas tinha uma pessoa triste e solitária no meio deles, era uma pessoa que não queria ser igual a eles. FIM

TEXTO 2:

Semana que vem é férias. Oba! Vou tomar sorvete. Sair, divertir com a galera e viajar. Vou no parque, passear, vou também em muitas festas.
Vou para as ruas dançar, poderei também chorar. Vou comer bastante até me entupir. Não sei se isto vai me fazer bem.
De repente, as pessoas começaram a dançar e a tirar suas roupas cantando a música dos doidões. Maluco beleza vou ficar com certeza, na maior loucura de bem com a vida. Andando devagar, pois se correr pode cair. Comendo vários sabores eu adoro brincar. Brincando com meus amigos, me divertindo muito e depois ir tomar banho de piscina.
Os casais se olharam e começaram s dizer, você, você, você... e acharam que já estava na hora de dizer, quero, quero, quero te dar um beijinho.
Prefiro morrer do que perder minha vida. Não sou nada, nunca serei nada, não posso querer nada, mas tenho em mim todo sonho do mundo.