Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de março de 2011

CÂNONE CLÁSSICO

Cânome ou cânon é uma palavra de origem grega que significa regra, padrão, modelo ou  norma. Um modelo será proporcionalmente´perfeito e tido como símbolo de beleza se apresentasse essa medida.
O Homem Vitruviano, um desenho de Leonardo Da Vinci, considerado o símbolo maior do ideal de harmonia do Renascimento, é na verdade um estudo das proporções do corpo humano  elaborado pelo artista segundo instruções do arquiteto romano Vitruvius (I a.C). O homem bem representado, de acordo com o desenho, deve estar de pé, com as pernas e braços abertos, posicionados com precisão nas figuras geométricas mais perfeitas, o círculo - tendo como centro o umbigo - e o quadradro - tendo como centro os genitais. O espaço compreendido entre a raiz do cabelo e a altura do queixo corresponde a um oitavo da altura do homem.
O texto que acompanha o Vitruvius examina o corpo humano usando como unidade de medida o dedo, o palmo, o pé, concluindo que a natureza que  natureza constutui o corpo do homem de forma que os membros correspondem proporcionalmente à soma total, ou seja, a figura humana perfeita deve ter a medida exata de oito cabeças.

Os gregos também buscavam a perfeição do corpo humano, azendo isto através da escultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário